Anais do Congresso Estadual de Teologia, sediado pelo Instituto Missioneiro de Teologia entre os dias 4 a 7 de maio de 2015, na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, em Santo Ângelo, sob o tema foi “O fazer teológico e os direitos humanos em diálogo com outras vozes” e organizado pelos seguintes institutos de ensino superior: ITEPA (Passo Fundo), IMT (Santo Ângelo), FAPAS (Santa Maria), FATEO PUC (Porto Alegre), ESTEF (Porto Alegre), ITP (Pelotas) UNILASALLE (Canoas), Seminário Anglicano - SETEK (Porto Alegre) e Faculdades EST (São Leopoldo).
Os textos reunidos aqui foram apresentados e discutidos durante o evento.
-------------------------------------------------------------
A observação das normas ortográficas vigentes e o respeito às fontes, mediante a citação correta das referências utilizadas, são de responsabilidade dos autores e das autoras dos textos.
-------------------------------------------------------------
Sumário
Expediente / Editorial
Expediente | PDF (Português) |
Artigos
EDUCAÇÃO: FONTE DOS DIREITOS HUMANOS | PDF (Português) |
William Mallmann, Gerson Caxias Rocha | 16-29 |
SUJEITO DE DIREITOS HUMANOS, SUJEITO PROFÉTICO E SUJEITO EM ALAIN TOURAINE: CONEXÕES POSSÍVEIS | PDF (Português) |
Noli Bernardo Hahn | 30-43 |
A INFLUÊNCIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA FORMAÇÃO DA VONTADE DO ESTADO BRASILEIRO E NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS | PDF (Português) |
Rosângela Angelin, Maite Alexandra Bakalarczyk Corrêa | 44-55 |
DIREITOS HUMANOS: ELEMENTOS PARA UM DEBATE | PDF (Português) |
Mateus Boldori, Fabiano Schwank Colares | 56-69 |
DIREITOS FUNDAMENTAIS E TRABALHO INFANTO JUVENIL NO CONTEXTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA | PDF (Português) |
Adriane Marisa Burchardt Schultz | 70-84 |
ADOÇÃO CONJUNTA POR CASAIS HOMOSSEXUAIS NO BRASIL | PDF (Português) |
Carmine Kochhann Scheeren, Noli Bernardo Hahn | 85-97 |
DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DO “PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS” | PDF (Português) |
Edemir Braga Dias | 98-112 |
HOMOSSEXUALIDADE: QUERELA ECLESIAL | PDF (Português) |
Adilson Cristiano Habowski, Luiz Abreu Rocha | 113-126 |
RECONHECIMENTO E INVISIBILIDADE | PDF (Português) |
Francis Rafael Mousquer | 127-140 |
OS DIREITOS HUMANOS E AS GERAÇÕES FUTURAS: EM BUSCA DE UMA NOVA CONSCIÊNCIA ÉTICA DE RESPONSABILIDADE FRENTE À VIDA | PDF (Português) |
Roberta da Silva, Lucimery Dal Medico | 141-153 |
A COMPREENSÃO DE VIOLÊNCIA DOS TRABALHADORES DE SAÚDE NO BAIRRO SEPÉ | PDF (Português) |
Danieli Pagliari, Lizete Dieguez Piber | 154-165 |
O CONCEITO DE NATALIDADE NO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT | PDF (Português) |
Jenerton Arlan Schütz | 166-176 |
VIOLÊNCIA DE GÊNERO: COM A PALAVRA OS TRANSGÊNEROS | PDF (Português) |
Danieli Pagliari, Lizete Dieguez Piber | 177-190 |
ANGÚSTIA, COMPREENSÃO E INTEPRETAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DO NIILISMO DE FRIEDRICH NIETZSCHE | PDF (Português) |
César Augusto Danelli Jr | 191-196 |
A RELAÇÃO IGREJA/ESTADO NO DIREITO CONSTITUCIONAL BRASILEIRO: UM ESBOÇO PARA PENSAR O LUGAR DAS RELIGIÕES NO ESPAÇO PÚBLICO | PDF (Português) |
Patrícia Inês Jablonski, Ana Lúcia dos Santos | 197-205 |
O INDIVIDUAL E O COLETIVO NA LINGUAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE “A VIDA DE JESUS”, DE FRIEDRICH SCHLEIERMACHER | PDF (Português) |
Aloísio Ruedell | 206-214 |
SUBJETIVIDADE ÉTICA DO SUJEITO: UMA LEITURA A PARTIR DA FENOMENOLOGIA DE EMMANUEL LÉVINAS | PDF (Português) |
Adriano André Maslowski | 215-224 |
O DIREITO À LIBERDADE EM PAULO | PDF (Português) |
Ademir Rubini | 225-234 |
EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E MUNDO COMUM | PDF (Português) |
Adair Adams | 235-248 |
CORPOS QUE SIGNIFICAM: A INFLUÊNCIA DOS DISCURSOS RELIGIOSOS E JURÍDICOS NA AUTONOMIA CORPORAL E EXPRESSÕES DAS IDENTIDADES SEXUAIS DOS INDIVÍDUOS | PDF (Português) |
Rosângela Angelin, Paulo Adroir Magalhães Martins | 249-263 |
TEOLOGIA DO SACRIFÍCIO HUMANO: ENTRE OBEDECER E TRANSGREDIR | PDF (Português) |
Fábio César Junges, Leandro José Kotz | 264-280 |
A TEOLOGIA RETRIBUTIVA NO LIVRO DE JÓ E EM COMUNIDADES CRISTÃS-CATÓLICAS | PDF (Português) |
Óberson Isac Dresch | 281-295 |
EDUCAÇÃO MUSICAL E TEOLOGIA PRÁTICA: NOS TRILHOS DE UMA RESSIGNIFICAÇÃO TEOLÓGICA A PARTIR DA EDUCAÇÃO MUSICAL NA PERIFERIA | PDF (Português) |
Carlos Augusto Pinheiro Souto | 296-310 |
O MAIS ADEQUADO MÉTODO PEDAGÓGICO PARA A CATEQUESE | PDF (Português) |
Grégori Lopes Siqueira | 311-319 |
AS CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÓRFICAS DE DEUS | PDF (Português) |
Cleiton Luiz Kerber | 320-334 |
O REGIME DISCIPLINAR DIFERENCIADO DO APENADO NORAMBUENA: UM CASO CRISTALINO DE EXCLUSÃO SOCIAL | PDF (Português) |
Josiane Mallet Balbe | 335-351 |
COMO SEGUIR JESUS NA SOCIEDADE DE CONSUMO | PDF (Português) |
Fabio Kolling | 352-361 |
TEOLOGIA DA CRUZ: UM OLHAR HUMANO AO DEUS CRUCIFICADO | PDF (Português) |
Alex Durães Barbosa | 362-375 |
PURIFICAR E A POSSIBILIDADE DE EXCLUSÃO DO OUTRO | PDF (Português) |
Carlos José Pereira Kruber | 376-389 |
ENSINO RELIGIOSO: REFLEXÕES & PROPOSTA DIDÁTICA | PDF (Português) |
Monica Pinz Alves | 390-404 |
A EVANGELIZAÇÃO NA “EVANGELII NUNTIANDI” E “EVANGELII GAUDIUM” | PDF (Português) |
Jordan Rodrigo Carvalho | 405-419 |
OS BENZEDORES DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES(RS): CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES | PDF (Português) |
Juliani Borchardt da Silva | 420-441 |
A ALTERIDADE COMO DINÂMICA PRÓPRIA E DIFERENCIAL NAS CEBs | PDF (Português) |
Alberlan Martins Coelho | 442-457 |
COMPREENSÕES DO FENÔMENO VIOLÊNCIA: A VOZ DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE DO BAIRRO NOVA | PDF (Português) |
Jonathan Vieira Costa, Lizete Dieguez Piber | 458-466 |
O PAPEL DA RELIGIÃO NO COMBATE À CRIMINALIDADE | PDF (Português) |
Patrícia Inês Jablonski, Ana Santos | 467-479 |
A CORAGEM COMO ELEMENTO DE CURA ONTOLÓGICA | PDF (Português) |
Pablo Fernando Dumer | 480-489 |
A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL NA CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 | PDF (Português) |
Luane Chuquel, Charlise Colet Gimenez | 490-504 |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM DIREITO DE HUMANIDADE | PDF (Português) |
Letícia Rieger Duarte, Mariana Scholze da Silva | 505-512 |
DIALÉTICA NEGATIVA E HERMENÊUTICA: UMA INTERPRETAÇÃO DE THEODOR W. ADORNO | PDF (Português) |
Fábio César Junges, Leandro José Kotz | 513-521 |
JOÃO BATISTA E DIREITOS HUMANOS | PDF (Português) |
Leo Zeno Konzen | 522-534 |
IMPERATIVOS ÉTICOS DA EDUCAÇÃO: AÇÃO PEDAGÓGICA ENQUANTO RESPONSABILIDADE PELO MUNDO | PDF (Português) |
José Rogério Rigo | 535-548 |
DUALISMO E IGREJA | PDF (Português) |
Feiruque de Jesus dos Santos, Júlio Sergio Domiciano | 549-559 |
MÍDIA & RELIGIÃO: CONFLITOS E OPORTUNIDADES DO DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO NO CIBERESPAÇO | PDF (Português) |
Sidnei Budke | 560-576 |
A FAMÍLIA HOMOAFETIVA Á LUZ DOS DIREITOS HUMANOS E A QUESTÃO DO AMOR AO PRÓXIMO | PDF (Português) |
Pamela Chaves Canciani | 577-590 |
A DESESPERANÇA NA CONTEMPORANEIDADE E AS MATRIZES DO EU | PDF (Português) |
Marilia Nascimento Engleitner | 591-605 |
A MULHER NA ASSEMBLEIA 1COR 11, 2-16 | PDF (Português) |
Adriano Gomes Bezerra | 606-620 |
A NECESSÁRIA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS COM BASE NA INTERCULTURALIDADE | PDF (Português) |
Alini Bueno dos Santos Taborda, Camila Silveira Stangherlin | 621-630 |
EDUCAÇÃO E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: UMA LEITURA DE HOWARD GARDNER | PDF (Português) |
Vívian Rafaela Ferrazza | 631-645 |
UMA LEITURA DE HANNAH ARENDT SOBRE TRADIÇÃO E AUTORIDADE NA EDUCAÇÃO | PDF (Português) |
Cassiana Everling | 646-653 |
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN 2318-2547
Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400