O MAIS ADEQUADO MÉTODO PEDAGÓGICO PARA A CATEQUESE

Grégori Lopes Siqueira

Resumo


A partir da constatação de que a catequese é o fundamento para o conhecimento e a vivência da fé, cabe nesta reflexão questionar como fazer com que um catequizando possa assumir o papel social de verdadeiro cristão? Para responder a tal questão foi necessário investigar a metodologia utilizada na catequese, por meio de pesquisa bibliográfica, considerando a influência em que tal pedagogia recebeu das ciências pedagógicas modernas, muitas vezes ideológicas. O objetivo foi definir o método ideal para atingir o fim da catequese, de modo que o catequizando torne-se uma pessoa plenamente capaz de agir neste mundo como um cristão autêntico. Justifica-se este trabalho na concepção de que a pedagogia moderna trouxe muitas influências para a prática da catequese e, fez-se necessário investigar os motivos da sua atual crise, que está diretamente ligada com a decadência do ensino em si. O caminho proposto se deu pela concepção introdutória de catequese desembocando nos diferentes métodos e as reflexões sobre estes nos documentos da Igreja. Concluiu-se que o método dedutivo é o ideal e o indutivo deve ser descartado, ou ao menos utilizado com prudência, para que a catequese atinja seu fim.

Texto completo: PDF (Português)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN 2318-2547


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400