Sumário
| Expediente | |
Textos Completos
| Gianni Vattimo e Dietrich Bonhoeffer e a dissolução da metafísica | |
| Joel Cezar Bonin, Joel Haroldo Baade | 001-007 |
| “Pacto das Catacumbas”: Uma autocrítica da Igreja Católica sobre o tema da pobreza | |
| Edimar Fernando Moreira | 008-015 |
| Entre teorias de currículo e o ethos marista | |
| Fernando Degrandis | 016-022 |
| A LEI À FAVOR DA AFROTEOFOBIA: O Código Estadual de Proteção aos Animais como Instrumento na Perseguição às Tradições de Matriz Africana no RS (2003-2015) | |
| Hendrix Alessandro Anzorena Silveira | 023-029 |
| Perdão na saúde mental: ferramenta para a vida | |
| Lia Dauber | 030-036 |
| Diálogos entre fenomenologia da vida e psicanálise sobre o tema das migrações. Sentimentos frente ao estrangeiro | |
| Maria Aparecida Silveira Brigido, Lia Dauber | 037-042 |
| Refletindo sobre Gênero, Deficiência e Sexualidade na Teologia | |
| Luciana Steffen | 043-050 |
| Memória e Musicoterapia | |
| Helio Marcon dos Santos | 051-058 |
| Humanização: uma proposta salvífica à cultura pós-moderna | |
| Eduardo dos Santos de Oliveira, Andrei Luiz da Silva Rosca | 059-065 |
| Reflexões sobre o papel social da mulher catadora de caranguejo da comunidade amazônica de Caratateua, Bragança – PA | |
| Simone Paes de Araujo, Dirceu Milani | 066-079 |
| “Encíclica laudato si’ sobre o cuidado da casa comum” e o povo indígena* | |
| Cristiane Velasque da Silva Huber, Lucas da Costa Monteiro | 080-087 |
| O “dia de Javé” em sofonias: uma leitura intertextual | |
| Stefani Niewohner | 088-094 |
| Ensino religioso e relações étnico-raciais no Amapá: Saberes, Valores e Práticas | |
| Elivaldo Serrao Custodio | 095-102 |
| Desafios na formação para docentes de Ensino Religioso | |
| Claudia Andrade Torres Ribeiro | 103-109 |
| Religião e Educação: Uma abordagem axiológica a partir de Lutero e Africanidades | |
| Obertal Xavier Ribeiro | 110-116 |
| Currículo: Valores e princípios para uma formação cidadã | |
| Eliana Cristina Caporale Barcellos | 117-123 |
| Canto Livre: Nativismo, Teologia da Libertação e Liturgias do Sul da Terra | |
| Renato Ferreira Machado | 124-132 |
| A FÉ NEGRA - A religiosidade muçulmana dos senegaleses e o mercado de trabalho brasileiro na região litorânea nordeste do RS | |
| Everton Ricardo Bootz | 133-139 |
| Questões de Gênero e Sexualidade: Uma Reflexão entre a Legislação brasileira e a prática em uma escola de educação básica | |
| Diego Ismael Lamb | 140-147 |
| Comunicar-se com Deus e comunicar Deus: A mística da comunicação segundo a intuição de Tiago Alberione | |
| Rosa Maria Ramalho | 148-154 |
| A constitucionalidade do acordo Brasil-Santa Sé sob a perspectiva dos aspectos formais e materiais | |
| Antonio Nunes Pereira | 155-161 |
| Valores: Uma abordagem sem espaço na epistemologia do ensino religioso brasileiro. Será? | |
| Arthur Felipe Moreira de Melo | 162-168 |
| A Alteridade através de Michel Henry | |
| Erica da Silva Martins, Matheus Mariano da Silva | 169-172 |
| Leitura sociológica da bíblia: a inclusão da perspectiva pós/descolonial | |
| Eduardo Sales de Lima | 173-180 |
| A Reforma não terminou: Tradição, Modernidade, Cultura e Contracultura a partir de um estudo de caso | |
| Fabio Augusto Darius | 181-186 |
| Deus para além da religião: um ensaio teológico a partir de Karl Barth | |
| Jefferson Zeferino | 187-193 |
| Cristãos perseguidos ou discriminados? | |
| Leonardo Canali Kayser | 194-201 |
| Prática docente integradora: adolescentes como pessoas em desenvolvimento | |
| Beatriz Alice Weyne Kullmann de Souza, Laude Erandi Brandenburg | 202-208 |
| A noção neotestamentária de ágape como princípio cristão normativo e éticoescatológico para diálogo inter-religioso | |
| Leandro Luis Fontana | 209-216 |
| Educação emancipadora e docência: Desafios | |
| Jose Heber de Souza Aguiar | 224-230 |
| Fontes de informações para a pesquisa em Teologia e Religião: possibilidades de Acesso Livre | |
| Carla Ines Costa dos Santos | 231-237 |
| Os Afetos na Fenomenologia do Corpo de Michel Henry | |
| Renato Garibaldi Mauri | 238-246 |
| O reino de deus imanente e a apropriação política do apocalipse | |
| Luis Fernando Fonseca | 247-254 |
| As origens do fórum de reflexão da mulher luterana e relações de poder entre mulheres da IECLB | |
| Rosane Philippsen | 255-261 |
| A dimensão da espiritualidade como eixo curricular no ensino religioso a partir das (pro)posições basilares presentes no sentido de ser das cosmovisões | |
| Gleyds Silva Domingues | 262-271 |
| As raízes conceituais de Hebreus e a metodologia de pesquisa | |
| Isaac Malheiros | 272-279 |
| Sexualidade como reflexo da espiritualidade: A influência da música como um elemento representativo no aprendizado, na vivência e na expressão da sexualidade | |
| Zarai Gonzalia Polanco | 280-286 |
| Os caminhos a percorrer entre a academia e a periferia no ato coletivo do canto | |
| Angela Isabel Beroth Dillenburg | 287-293 |
| O refúgio na esperança | |
| Jonas Rugna, Jonathan Rugna | 294-300 |
| Efeitos do padecimento na subjetividade dos retirantes na obra literária: “Vidas Secas” de Graciliano Ramos | |
| Magda Medianeira Mello, Natacha de Oliveira Becker | 301-307 |
| A educação pentecostal por meio do jornal Boa Semente (1919-1921) | |
| Daniel Barros de Lima | 308-314 |
| A educação cristã em uma perspectiva pentecostal | |
| Maria Jose Costa Lima | 315-323 |
| Pregação, implicações práticas e o pluralismo religioso pós-moderno | |
| Michel Augusto | 324-330 |
| Feitiçarias, encantos e magias: mulheres negras na inquisição do Brasil Colonial (1749 - 1770) | |
| Alexandre Bueno Salome de Souza | 331-337 |
| Desvelando os olhos da alma em busca de um diálogo inter-religioso | |
| Miriam Rejane Flores Cerveira | 338-346 |
| Religião e poder: A mídia no fogo cruzado | |
| Luciana Santos Bispo | 347-354 |
| A educação musical em projetos sociais: A dimensão voluntária do cuidado por meio da música | |
| Carlos Augusto Pinheiro Souto | 355-361 |
| Religiões de matriz africana: Inclusão ou exclusão na disciplina de Ensino Religioso | |
| Selma Correia Rosseto, Henrique Eugênio Spindola da Silva | 362-368 |
| IECLB - Uma Igreja de migrantes | |
| Hans Alfred Trein, Arteno Ilson Spellmeier | 369-380 |
| Teresa de Jesus, uma mulher que, ao se encontrar com o Deus da Vida, torna-se provocadora deste processo para a humanidade | |
| Assunta Romio | 381-389 |
| Do nascimento da rede até a ciberteologia | |
| Fernanda Estrella | 390-402 |
| Luz, Câmera, Violação | |
| Evelin Sibele Ramalho Sganzerlla | 403-411 |
| O Ensino Religioso na perspectiva do ethos da educação ambiental | |
| Geneci Behling Bett | 412-418 |
| O impacto do cristianismo na primeira onda do feminismo | |
| Vanessa Raquel de Almeida Meira | 419-428 |
| A Teologia Natural de Alister McGrath como discurso na arena pública | |
| Tiago Valentim Garros | 429-436 |
Mesas Temáticas
| Um olhar da psicologia sobre a religião: uma revisão integrativa | |
| Tarcísio Staudt, Luís Alberto Silva dos Santos, Jucelaine Bitarello | 437-457 |
| Celebrating the Reformation as transformation to dignity | |
| Donald Jaftha Katts | 458-469 |
| Para inglês ver? Relações Igreja-Estado entre o Brasil e o Reino Unido (1964-1985) | |
| Graham Gerald McGeoch | 470-481 |
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2358-0372 (Online)
ISSN: 2238-8117 (CD-ROM - ENCERRADO!!!)
Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400
