Currículo: Valores e princípios para uma formação cidadã

Eliana Cristina Caporale Barcellos

Resumo


A sociedade atual presencia inúmeras situações de violência e injustiças, que conduzem à desordem social. As pessoas, principalmente as mulheres, sofrem as consequências dessa desordem, a ponto de terem seus direitos violados. Como resultado, fica obscura a linha moral que separa o certo do errado, do que, em relação às boas práticas de convivência social, torna-se ou não admissível. Essa pesquisa bibliográfica busca discutir a relevância do currículo, na perspectiva do desenvolvimento de valores e princípios humanizadores, no âmbito escolar, pois a escola constitui-se como espaço colaborador na formação cidadã e no desenvolvimento humano. Nela, os princípios basilares da boa convivência em sociedade, são construídos coletivamente, dia a dia. Os componentes curriculares, principalmente o de Ensino Religioso, tornam-se propícios para abordar essas questões e docentes assumem papel fundamental na mediação para o desenvolvimento humano e a formação cidadã.

Palavras-chave


Currículo; Mediação Docente; Valores

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