Religião e Educação: Uma abordagem axiológica a partir de Lutero e Africanidades

Obertal Xavier Ribeiro

Resumo


500 anos do Luteranismo, a religião e educação confrontam os 500 anos da presença do negro no cenário religioso e educacional brasileiro. Destaca elementos da axiologia, considerando valores religiosos e educativos nas duas realidades. A contribuição que Lutero ofereceu para a educação pública aponta elementos significativos para educação atual, considerando questões referentes à cultura e à história do povo negro. Em ambos os momentos demanda repensar a formação e seus paradigmas. De um lado, Lutero apresentou a necessidade de que o poder público e as famílias assumam seu papel na educação, de outro, novo protagonismo, do movimento social e educadores indicam a necessidade de cumprimento da lei 10639/03 que torna obrigatório o ensino da história da África e dos afrodescendentes no currículo escolar e na formação cultural, que dialoga com a construção de outra religiosidade e elementos afro-brasileiros, apresentando como no passado elementos construtivos educacionais e culturais.

Palavras-chave


Educação; Protagonismos; Religião

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2358-0372 (Online)

ISSN: 2238-8117 (CD-ROM - ENCERRADO!!!)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400