Ritmo que integra: a música e a história narrada na aproximação entre equipe e usuários

Geovani Fachini da Silva, Gabriela Kunz Silveira

Resumo


A partir do acompanhamento de uma experiência de estágio de psicologia no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com ênfase em Atividades Socioeducativas na Comunidade – PASEC, pretende-se abordar o trabalho de aproximar uma equipe interdisciplinar, composta pelas áreas da psicologia, biologia, nutrição e serviço social, da realidade vivenciada pelos usuários deste serviço. Para a intervenção de estágio foram utilizados relatos dos casos, de forma lúdica, junto à equipe e também, um grupo fechado com crianças e adolescentes participantes do serviço. O grupo utilizou recursos da arte para a integração dos participantes. A música se mostrou como o recurso mais adequado ao grupo, pois proporcionou atingir o objetivo de acolhimento das experiências e histórias de cada usuário. O relato das vivências para a equipe através da narrativa de contos provocou técnicos e estagiários a se colocarem no lugar dos outros, dos usuários, promovendo efetiva aproximação entre eles.

Palavras-chave


Equipe interdisciplinar; Fortalecimento de Vínculos; Música

Texto completo: PDF (Português)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN 2358-0550


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400