PEDAGOGIA SOCIAL E RELAÇÃO COM POLÍTICAS PÚBLICAS

Sabrina Senger, Laude Erandi Brandenburg

Resumo


A escola formal tem sido a principal referência responsável pelo acesso à educação inclusiva-social e mesmo de formação integral. Neste sentido, é necessária uma reflexão contínua sobre os sujeitos em construção-apropriação de conhecimento e sua participação cidadã na sociedade. A Pedagogia Social caminha em direção a uma maior sistematização a partir da atuação de educadores sociais, do terceiro setor, de propostas de educação integralizada e de profissionais da área de relações humanas. A Pedagogia Social suspeita da eficácia do ensino obrigatório e do currículo objetivado que projeta entrementes a competição, contudo enfatiza contribuições que incluem uma perspectiva de construção social, igualitária, integral e que reforça os direitos humanos garantidos. Neste sentido, o artigo proposto desenvolve uma reflexão que contempla a importância do campo educacional tanto quanto a necessidade de agentes facilitadores que cristalizam a educação integralizada. Centralizamos o assunto no que diz respeito às políticas públicas pedagógico-sociais da educação formal popular, considerando novos movimentos de educação integral, como por exemplo, o Projeto Mais Educação. Um tópico importante do artigo pergunta pelo contexto sobre o qual os educadores sociais estão intervindo pedagogicamente na educação brasileira, indiretamente a partir da cultura, e de instituições que dão sustentabilidade às propostas de contra turno escolar e conhecimento alternativo. O artigo se utiliza de referências bibliográficas pertinentes ao tema, assim como a análise do próprio cenário político-educacional que tem fortalecido discussões governamentais e populares.

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