AS DIFICULDADES DO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES NA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

Tiago Becker

Resumo


Este artigo trata do processo de tomada de decisões em uma gestão escolar aprendente. O texto parte do pressuposto de que as decisões tomadas de forma individual não dão mais conta do cenário complexo atual das instituições de ensino. Para transpor esse obstáculo é necessária a criação de uma cultura de gestão aprendente. Nesse tipo de organização, as pessoas são envolvidas no sistema na medida em que expressam suas aspirações, constroem uma consciência coletiva e aprendem a trabalhar em conjunto. No entanto, a tomada de decisões implica muito mais do que trabalhar e conversar junto. Um dos maiores problemas nesse processo presente nas equipes de gestão é a ansiedade. Ela é muitas vezes responsável por criar resposta rápidas e emocionais frente às ameaças e prejudica a leitura da realidade. Cabe então ao líder diminuir o nível de ansiedade do grupo e se tornar, acima de tudo, um facilitador do processo decisório. Palavras-chaves: Organização aprendente. Escola. Ansiedade. Autoria: Tiago Becker (tiagobk@gmail.com) – Estudante de Mestrado em Teologia da Faculdade ES


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