Os caminhos a percorrer entre a academia e a periferia no ato coletivo do canto

Angela Isabel Beroth Dillenburg

Resumo


Os materiais e recursos pedagógicos para o ensino de Música perpassam pelo ato de cantar, por vezes de forma subvalorizada, quando tem a possibilidade de explorar o uso da voz, em grupo, tendo como grande motivação, o que a mídia tem apresentado inclusive, como execução de peças musicais a capella. Diante disso, seja atuando como professor, professora através da música tanto no currículo ou atuando como educador cultural e musical nos diferentes projetos nos diferentes territórios, faz-se necessária a aproximação entre os dois espaços de vivência musical: a academia e a periferia. Além de descentralizar a vivência musical, chegando até os espaços de ação deve haver o movimento reverso, onde os as estudantes possam também conviver, compartilhar, da música no local onde se produz, se gesta, se aprende música: a academia. Há uma falsa concepção, que usar a voz para o canto, seja a forma mais fácil de percorrer esse caminho, diante da falta de recursos musicais como instrumentos e equipamentos para a prática musical. O objetivo é valorizar o canto nos diferentes territórios, explorando a técnica vocal, a função sócio-cultural, a importância do canto como manifestação legítima do ato coletivo de produzir música.

Palavras-chave


Academia; Canto coletivo; Periferia; Voz

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