Prática docente integradora: adolescentes como pessoas em desenvolvimento

Beatriz Alice Weyne Kullmann de Souza, Laude Erandi Brandenburg

Resumo


Durante a adolescência, a pessoa vivencia experiências formadoras de seu caráter e de sua identidade. Nesse período, segundo Fowler, começa a formar ideologias, comprometimentos com ideais e sua fé reflete os padrões da comunidade. Na perspectiva de Bronfenbrenner, essa pessoa influencia e é influenciada pelo meio ambiente no qual está inserida e são suas inter-relações com o meio, que promovem o desenvolvimento. A escola, com seus componentes curriculares, em especial o Ensino Religioso, torna-se solo fecundo à formação identitária e cidadã. Esta pesquisa bibliográfica busca destacar a relevância da figura docente à formação discente na adolescência, ao relacionar a dimensão religiosa com a práxis pedagógica integradora. Percebe-se que educadores e educadoras exercem extrema influência na formação da pessoa adolescente, por isso, torna-se primordial investir na práxis pedagógica integradora, que visa a formação cidadã e compreende a pessoa em desenvolvimento como um ser inter-relacional, nas dimensões corpo-mente-espírito-social..

Palavras-chave


Adolescência; Ecologia do Desenvolvimento Humano; Prática Docente Integradora

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