Desafios na formação para docentes de Ensino Religioso

Claudia Andrade Torres Ribeiro

Resumo


Esse texto aponta elementos para a construção de uma formação docente pedagógica que atenda às necessidades e aos desafios de uma educação inclusiva e respeitosa em relação à diversidade cultural e religiosa do povo brasileiro através de um ensino religioso laico. Abordar a experiência educacional e cultural considerando a concepção religiosa plural relacionada às tradições históricas que se defronta com preconceitos arraigados na formação de docentes e discentes. Elaborar uma educação a partir do conhecimento na diversidade e no respeito às diferenças, questionando os diversos saberes religiosos que implicam em rever a forma de pensar, sentir, formular e elaborar o contexto da educação, assimilando elementos identitários dos valores da cultura plural. O diálogo inter-religioso tem um significado especial na construção da nova humanidade, promovendo a liberdade e a dignidade dos povos, estimulando a colaboração para o bem comum, superando a violência motivada por atitudes religiosas fundamentalistas e fanáticas.

Palavras-chave


Diversidade; Educação; Ensino religioso

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2358-0372 (Online)

ISSN: 2238-8117 (CD-ROM - ENCERRADO!!!)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400