Ensino religioso e relações étnico-raciais no Amapá: Saberes, Valores e Práticas
Resumo
O artigo visa discutir sobre o Ensino religioso e relações étnico-raciais no Amapá. A escolha desta temática está relacionada à prática de um ensino antirracista. Assim, buscamos no decorrer deste trabalho analisar os saberes, os valores e as práticas curriculares e pedagógicas na educação publica estadual do Ensino Religioso no Amapá, confrontando o trato desta disciplina com a implementação dos artigos 26-A e 79-B da LDBEN (modificada pelas Leis n° 10.639/2003 e 11.645/2008), bem como o que preconiza as demais legislações amapaenses. O estudo demonstrou que do ponto de vista prático, a relação Ensino Religioso e Relações Étnico Raciais é insuficiente no que diz respeito a uma educação pautada na diversidade. Além disso, a prática curricular da disciplina, as orientações pedagógicas e os ensinamentos estão muitas vezes, delineados sob o viés cristão, sem qualquer alusão às práticas antirracistas.
Palavras-chave
Ensino Religioso; Relações étnico-raciais; Amapá
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