Entre teorias de currículo e o ethos marista

Fernando Degrandis

Resumo


Considerando as diferentes teorias de educação e de currículo, o Brasil Marista em seu Projeto Educativo, assume um trabalho “entre teorias.” Isso significa que aspectos das teorias tradicionais, críticas e pós-críticas são consideradas no fazer pedagógico-pastoral da educação marista. O grande balizador desta opção não é um conceito ou uma teoria em específico, mas a identidade e a missão institucional, caracterizados no Ethos Marista. A relação íntima e indissociável entre educação e pastoral; a visão integral da pessoa humana e a compreensão da educação como práxis estão presentes no documento Matrizes Curriculares do Brasil Marista, a organização curricular das escolas maristas brasileiras. Além da revisão bibliográfica que fundamenta a relação entre os conceitos citados, o texto apresenta a identificação destes na vivência curricular de duas escolas maristas do Rio Grande do Sul, na perspectiva de diferentes sujeitos da comunidade educativa. Nesse, a educação integral é destacada em grande evidência.

Palavras-chave


Educacao integral; Identidade Marista; Teorias de curriculo

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2358-0372 (Online)

ISSN: 2238-8117 (CD-ROM - ENCERRADO!!!)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400