Preservando, reformulando e produzindo identidade teuta no Brasil através da escola

Wilhelm Wachholz, Jefferson Schmidt

Resumo


O sistema escolar brasileiro, quando da imigração das populações de língua alemã, era precário e, em geral, destinado às elites. Com o estabelecimento de imigrantes de fala alemã, estes, de forma associativa, construíram um sistema de escolas comunitárias que, em todo Brasil, por volta de 1920, somava 787, em 1927, 1155 e, em 1937, 1579 escolas. A escola se constituiu em importante fator de preservação e reconstrução da identidade germânica, num contexto marcado por décadas de condições jurídicas e culturais de inferiorização. O objetivo desta análise é perceber, através de discursos no jornal Deutsche Post, que datam pouco antes da Primeira Guerra Mundial, o papel da escola para o fomento da germanidade e como, através dos discursos, sejam de caráter contrastivo e contra-estigmatizante, fomentavam a unidade identitária.


Palavras-chave


Escola, identidade germânica

Texto completo: PDF (Português)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2358-0372 (Online)

ISSN: 2238-8117 (CD-ROM - ENCERRADO!!!)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400