O USO DA LINGUAGEM MUSICAL PARA FACILITAR A COGNIÇÃO E DESENVOLVER O APRENDIZADO

Maryléa Elizabeth Vargas

Resumo


O trabalho trata sobre a necessária atenção aos estímulos e cuidados para o desenvolvimento da criança, que na sua ausência podem interferir significativamente na maturação e desenvolvimento neuronal, refletindo na sua condição cognitiva e interação com o meio e considera sobre o uso da música como recurso para recuperar condições para a aprendizagem esperada. Apresenta sobre o uso de recursos da linguagem musical para contribuir na estimulação neuronal, no desenvolvimento de habilidades, na socialização e desenvolvimento integral do ser. No contexto escolar o uso da linguagem musical através de diferentes atividades se configura como elemento importante para auxiliar no desenvolvimento de habilidades e de interação além de contribuir para desenvolver e potencializar conexões neuronais importantes para o aprendizado. Para atender esta proposta utiliza-se do estudo de recursos bibliográficos obtidos de investigações realizadas nas áreas da Neurociência, da Música e da Educação.

Palavras-chave


Música; Cognição; Neurociência

Texto completo: PDF (Português)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2358-0372 (Online)

ISSN: 2238-8117 (CD-ROM - ENCERRADO!!!)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400