TEOLOGIA DAS E COM CRIANÇAS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE ELEMENTOS DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA DE GADAMER

Edson Ponick

Resumo


O presente artigo reflete sobre as possibilidades de teologizar com crianças na perspectiva da conversação e da linguagem, conceitos extraídos da hermenêutica filosófica de Gadamer. O texto reflete inicialmente sobre a forma como Gadamer concebe a linguagem, destacando o caráter de abertura para o diálogo entre iguais, caraterística essencial para a compreensão. A partir dessas colocações, apresenta as reflexões suscitadas na conversa entre um adulto e grupos de três a quatro crianças sobre a Parábola dos Trabalhadores na Vinha (Mateus 20.1-15). Concluindo, aponta para as aprendizagens mútuas possíveis nessas conversas, destacando a necessidade de maior abertura por parte das pessoas adultas para que possa haver uma verdadeira fusão de horizontes.

Palavras-chave:

Palavras-chave


Teologia. Crianças. Hermenêutica filosófica. Conversação.

Texto completo: PDF (Português)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2358-0372 (Online)

ISSN: 2238-8117 (CD-ROM - ENCERRADO!!!)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400