TEOLOGIA DAS E COM CRIANÇAS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE ELEMENTOS DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA DE GADAMER
Resumo
O presente artigo reflete sobre as possibilidades de teologizar com crianças na perspectiva da conversação e da linguagem, conceitos extraídos da hermenêutica filosófica de Gadamer. O texto reflete inicialmente sobre a forma como Gadamer concebe a linguagem, destacando o caráter de abertura para o diálogo entre iguais, caraterística essencial para a compreensão. A partir dessas colocações, apresenta as reflexões suscitadas na conversa entre um adulto e grupos de três a quatro crianças sobre a Parábola dos Trabalhadores na Vinha (Mateus 20.1-15). Concluindo, aponta para as aprendizagens mútuas possíveis nessas conversas, destacando a necessidade de maior abertura por parte das pessoas adultas para que possa haver uma verdadeira fusão de horizontes.
Palavras-chave:
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2358-0372 (Online)
ISSN: 2238-8117 (CD-ROM - ENCERRADO!!!)
Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400