Igreja e intervenção social em Belém: o desenvolvimento das habilidades sociais através da educação musical com crianças em estado permanente de risco pessoal e social do Bairro do Bengui

Carlos Augusto Pinheiro Souto

Resumo


Este artigo é um pequeno recorte de pesquisa realizada para a monografia de conclusão de especialização em Ciências da Religião e tem como proposta de investigação a análise do Desenvolvimento das Habilidades Sociais através das atividades musicais realizadas na Escola de Música AME na Comunidade Eterna Aliança do Benguí em Belém do Pará. Buscaremos delinear as atividades realizadas para compreender o impacto dessas vivências musicais no favorecimento da inclusão social desses alunos. De acordo com essas perspectivas, procuraremos apresentar uma fundamentação teórica que possa circunscrever a importância desse tema focando nos indicadores: educação musical, Habilidades Sociais e Inclusão social. Iniciaremos o trabalho de reflexão sobre os dados analisados, buscando conectá-los à fundamentação teórica, na qual discutiremos a educação musical como uma ferramenta de transformação social a partir do desenvolvimento das Habilidades Sociais. Assim, será possível identificar que este projeto de educação musical inserido dentro da igreja evangélica constitui-se como um espaço de grande potencialidade de desenvolvimento musical, bem como potencializador dessas habilidades.


Palavras-chave


Educação Musical. Inclusão Social. Habilidades Sociais

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