O Ensino Religioso: representações de estudantes do curso de pedagogia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Narjara Lins de Araújo, Marinilson Barbosa Silva

Resumo


O objetivo central deste trabalho constitui na busca pela compreensão, representações e posturas de estudantes do curso de pedagogia da UFPB em relação à disciplina ENSINO RELIGIOSO, com a intenção de refletir a cerca das mudanças que vem ocorrendo em seus paradigmas epistemológicos. Para tanto, foram estudados além de outros autores, estudiosos do ensino religioso, como Severino (1986), Junqueira (2002), Figueiredo (1996), Passos (2007), Silva (2010), Brandenburg (2004) e da teoria das Representações Sociais como Sergi Moscovici (1978), Jodelet (1989) esta por entender que as representações guiam as nossas ações e que estão ancoradas em valores e crenças culturais. O procedimento metodológico foi feito por meio do Teste de Associação Livre de Palavras de Coutinho (2003) e de um questionário envolvendo dados pessoais dos sujeitos. Os resultados mostraram que, os elementos que compõem a representação dos sujeitos- estudantes, em foco em relação ao ensino religioso, variam entre o “modelo catequético” e o “modelo teológico”, ou seja, prevalece o dogmatismo e proselitismo ao se relacionar com o ensino religioso.


Palavras-chave


Pedagogia; Ensino Religioso; Ciências das Religiões

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