AS CONTRIBUIÇÕES DA NOVA HISTÓRIA E TEOLOGIA CULTURAL PARA A IDENTIDADE DO ENSINO RELIGIOSO

Sérgio Rogério Junqueira, Claudia Regina Kluck

Resumo


A distinção a respeito da identidade do Ensino Religioso no Brasil tem sido pesquisada através dos livros didáticos produzidos para este componente curricular, entre o período de 1996 e 2014. Por conta da identificação e mapeamento das fontes (livros didáticos) localizados em bibliotecas, instituições escolares, e coleções particulares, as conseqüentes análises têm se valido do aporte metodológico da História e mais especificamente da Nova História Cultural em Chartier (1990 e 2002). Contudo ao debruçar-se sobre a temática da identidade da disciplina e por se tratar de conteúdo eminentemente religioso se mostraram profícuas as necessárias ligações teórico-metodológicas entre a Nova História Cultural e a Teologia Cultural em Tillich (2010), cujas confluências contribuem para pensar a identidade dessa disciplina, tantas vezes incompreendida e por isso mesmo tendo sua práxis educativa esvaziada ou combatida na prática do Ensino Religioso

Palavras-chave


Ensino Religioso. Identidade. Prática Pedagógica

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