As religiões e educação para a morte na contemporaneidade: diálogos e interseções

Rodrigo Oliveira dos Santos

Resumo


O presente artigo destaca a importância e as contribuições das religiões na tanatologia no contexto contemporâneo e educacional, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e análise interpretativa da literatura temática, constata-se, a partir das últimas décadas do século passado, o interesse pela discussão no meio acadêmico-científico, principalmente entre os profissionais de saúde, a educação para a morte tem sido assunto recorrente. No espaço educacional, entretanto, a abordagem tem sido assunto interdito, com poucos estudos direcionados aos profissionais de educação, evidenciando a fragilidade no cuidado frente à morte no contexto escolar, implicando nos processo de ensino e aprendizagem, assim como no trabalho docente. Nesse sentido, destaca-se o Ensino Religioso, com a leitura e decodificação do fenômeno religioso, permitindo não somente o diálogo, mas a interseção com as diversas áreas do conhecimento, já que para este componente curricular a morte e a vida caminham juntas.


Palavras-chave


Religião. Educação para morte. Tanatologia. Ensino Religioso.

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