ENSINO RELIGIOSO: REFLEXÕES & PROPOSTA DIDÁTICA

Monica Pinz Alves

Resumo


O presente trabalho faz parte da pesquisa acerca de reflexões sobre a formação do professor de ensino religioso. Reflexões sobre a importância do conhecimento do professor e sua relação com a sua espiritualidade e seus ensinamentos. Após um breve relato da história do ensino religioso no Brasil é possível conhecer os pressupostos teóricos do ensino religioso no currículo escolar brasileiro. Com a organização curricular e a metodologia de acordo com os PCN o enfoque concentra-se no professor como um mestre: não do mestre que administra a verdade em segmentos, mas sim do mestre que internaliza o próprio saber antes de transmiti-lo ao seu aprendiz. Mais do que saber “o que” e “como” ensinar e educar, a qualidade do ensino religioso se expressa através do conhecimento e da “atitude interna” do professor que está a ensinar. Buscar a qualidade e eficácia para suas aulas é priorizar a sua própria aprendizagem continuamente, assim para concluir este trabalho sugere-se a proposta didática da Elementarisierung como sugestão para as aulas de ensino religioso sem deixar de cumprir com a organização curricular e metodológica do Paramentos Curriculares Brasileiros.


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