DEUS CRUCIFICADO: UMA TEOLOGIA TRINITÁRIA DA CRUZ

Joabe Marques dos Anjos

Resumo


A pesquisa busca abordar dois temas centrais para a tradição cristã: 1) a doutrina da Trindade; 2) a teologia da cruz. O pressuposto aqui apresentado é o de que o falar de Deus só é possível por meio de sua autorrevelação. Essa revelação ocorre por meio da economia salvífica, ou seja, através da encarnação do Verbo, do Filho de Deus. Tal acontecimento revela que Deus não apenas é uno, mas é trino, como demonstra Jesus em sua relação com o Pai e o Espírito Santo. A teologia cristã assevera, pois, que a via de acesso ao conhecimento de Deus como trino só possível por meio da revelação. Essa revelação deu-se, contundentemente, na atuação de Jesus, que nada mais é que a atuação salvífica de Deus em prol da humanidade. Nessa economia salvífica, Deus atuou trinitariamente. É a isso que chamamos de Trindade econômica. A questão é que, ao atuar economicamente, Deus evidencia como é em si mesmo. Se atua na economia trinitariamente, pressupõe-se, evidentemente, que seja trino em sua realidade intradivina; a quem nos referimos como Trindade imanente. Há, portanto, uma identidade – ainda que não seja plena – entre Trindade econômica e Trindade imanente. Ademais, a teologia protestante, a partir de Lutero, põe em destaque o acontecimento da cruz como único paradigma possível para o falar de Deus. Somente na cruz de Cristo se faz visível a essência de Deus. Esta concepção vai ser altamente contrária à teologia natural vigente na escolástica e ao conhecimento analógico de Deus. Ainda no campo protestante, Jürgen Moltmann acrescenta à tese de Lutero a ideia de que o conceito teológico da contemplação do Crucificado é a doutrina da Trindade. Há, pois, um caráter dialético entre esses dois temas, a Cruz revela a Trindade; a Trindade permite a real contemplação da cruz. A junção desses dois tratados é o que seria uma teologia trinitária da cruz.


Palavras-chave


Trindade econômica; Trindade imanente; Teologia da cruz; Deus crucificado.

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