A prática educativa holística na comunidade de fé

Marilze Wischral Rodrigues

Resumo


Na prática educativa cristã comunitária, percebe-se: ênfase na memorização de conteúdos desvencilhados da prática; distanciamento do cotidiano e interesse do educando; visão fragmentada de ser humano. É um desafio, perceber o ser humano na sua integralidade. Diante disto: Como a prática educativa holística contribui para a educação na fé de forma integral? Esta pesquisa tem como objetivo contribuir com a prática educativa holística cristã. Foram realizados: exercício exegético do relato do encontro de Jesus com a mulher samaritana, no evangelho de João e, pesquisa bibliográfica sobre o ensino e a aprendizagem integral. Conclui-se apontando perspectivas de atuação na educação cristã comunitária da atualidade. Identifica-se a trilogia logos, pathos e ethos no ensino de Jesus, como princípios pedagógicos da prática educativa holística cristã. A formação integral possibilita a vinculação de conteúdos de fé à vivência diária.

Texto completo: PDF (Português)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN 2358-0550


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400