Formação de professores: uma rotina que garante resultados

Fernando Degrandis

Resumo


O presente trabalho visa explicitar a compreensão de formação na Rede Marista de Educação, a prática formativa de professores/as no Colégio Marista Assunção (Porto Alegre -  RS -  Brasil) e a compreensão desses/as sobre essa dinâmica. O Projeto Educativo do Brasil Marista indica como foco da formação um processo contínuo, que dialoga com a realidade social e da comunidade educativa específica. Para dinamizar tal compreensão, o Colégio Marista Assunção realiza com os/as professores/as de Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio a formação em três sentidos: estudos e orientações; articulação e planejamento entre o grupo de professores/as; acompanhamento sistemático da coordenação pedagógica a cada professor/a. Como resultados podemos identificar uma unidade de ação entre os/as professores/as e, com isso, uma melhora nos resultados acadêmicos internos e externos; a ampliação da visão do/a professor/a sobre os processos da escola, proporcionado pela partilha entre educadores e pelo planejamento conjunto com seus pares e o aprimoramento metodológico dos/as professores/as, planejando processos que geram mais aprendizagens.

Palavras-chave


Análise da realidade; Processo de formação; Acompanhamento

Texto completo: PDF (Português)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN 2358-0550


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400