Repensando o ensino religioso na educação pública estadual no Amapá

Elivaldo Serrão Custódio

Resumo


Este texto tem por objetivo de repensar o Ensino Religioso (ER) na educação pública estadual no Amapá. No Brasil não há um consenso em torno da questão do ER na educação pública. Entretanto, mesmo diante dessa complexidade, não podemos admitir um ER escolar que privilegie somente uma concepção e/ou organização religiosa. Trata-se do resultado de um estudo exploratório de natureza qualitativa que adotou a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista como forma de investigação. Em nossa análise, constatamos que no Amapá, não se respeita plenamente o Princípio da Laicidade. A discussão sobre a diversidade religiosa e cultural na elaboração e/ou organização do plano curricular estadual da disciplina de ER, do ponto de vista prático, é inexistente e não contemplada em sua plenitude, assim como na formação dos docentes, nas orientações pedagógicas, cujos ensinamentos estão delineados sob o viés cristão, sem qualquer alusão às práticas antirracistas.

Palavras-chave


Ensino religioso. Formação docente. Educação pública estadual do Amapá

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