A intervenção pedagógica construtivista: um olhar para o componente curricular de seminário integrado do Ensino Médio Politécnico, com vistas à aprendizagem significativa

Beatriz Alice Kullmann de Souza

Resumo


A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, em seu Art. 35º, aponta como finalidade do Ensino Médio “o aprimoramento como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico”. Para promover o desenvolvimento dessas competências há necessidade de se rever a ação pedagógica em sala de aula. Esse trabalho se propõe a uma primeira incursão nessa temática, com vistas a destacar a “concepção construtivista da intervenção pedagógica”, como meio de promover situações de aprendizagem significativa entre adolescentes. Tem como público alvo educandos e educandas do Ensino Médio Politécnico de escolas públicas estaduais, do Estado do Rio Grande do Sul, que inclui na matriz curricular o componente de Seminário Integrado

[1] BRASIL, Lei 9.395/96, Lei de diretrizes e bases da educação nacional,1996, Art.35º.

[2] SALVADOR, César Coll. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994, p.136.


Palavras-chave


Aprendizagem significativa; Intervenção pedagógica construtivista; Ensino MÉdio Politécnico

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