Da utopia à realidade do sensível: considerações e notas práticas para o ensino religioso em Sergipe
Resumo
Esse artigo discorre sobre questões relacionadas ao ensino religioso a partir da dicotomia entre o regulamentado pela Constituição e a realidade objetiva, mais especificamente, no estado de Sergipe. De aporte bibliográfico, o trabalho objetiva refletir acerca da questão da (in) tolerância religiosa, de como ela se constitui, se manifesta e nos afeta. As reflexões compreendem discussões de temas relativos ao chamado “estado laico”, buscando discutir as implicaturas históricas e qual o respaldo constitucional que essa afirmação tem, na interface entre o que é proposto – utopia – e a realidade objetiva. O referencial de base é O que o Brasil quer ser quando crescer, de Gustavo Ioschipe (2012), bem como de autores de relevância, quanto à temática. A conclusão é de que existem disparidades quanto ao ensino religioso, as quais exigem maior empenho e novos desafios, em especial, para as Ciências da Religião. Esse trabalho tem o apoio da CAPES.
Palavras-chave
Educação; Políticas Públicas; Ciências da Religião
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