INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO INDÍGENA

Ana luisa Teixeira de Menezes, Raquel Maria de Oliveria Viçosa, Sandra Regina Simonis Richter

Resumo


o projeto de pesquisa propõe aproximar estudos nas áreas da educaçã da infância e da educação indígena Guarani para investigar narrativas de infância e de criança na concepção da cultura Guarani no estado do Rio Grande do Sul através da interlocução entre pesquisadores, acadêmicos, aldeia e escola indígena Guarani. Portanto, o interesse científico é afirmar a pluralidade de infâncias e ao se deter para refletir outros tempos, outros espaços, outros modos de ser e educar criancas a partir da ruptura com a concepção de uma infância universal e uma criança indiferenciada. A partir de uma abordagem de pesquisa-ação e uma descrição etnográfica dos encontros com as crianças, familiares e seus professores no contexto indígena de duas aldeias Guarani. Essas experiências proporcionam a contemplação dos tempos lentos, o corpo no mundo, o imagético multisensório, a natureza, as narrativas, o poder inventivo das linguagens, revelam as diversas contribuições nos modos de ser amerindío. A interação entre as escolas, pesquisadores, acadêmicos e docentes da rede publica favorecem o enfrentamento do desafio de construir uma escola diferenciada para as muitas infâncias brasileiras.

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