PERSPECTIVAS ENTRE EDUCAÇÃO, SOCIABILIDADES E REDES

Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte, Donavan Farias Machado

Resumo


O ensaio discute sobre o potencial das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) como meio incentivador às aprendizagens e sociabilidades em redes, que podem desmistificar posturas ingênuas, que desvirtuam ações coletivas de reconhecimento comunicativo, para legitimar a produção de sentidos nas reconfigurações contemporâneas. Através de questionamentos práticos sobre a veracidade das informações, por exemplo, podemos considerar as diferenças que singularizam as relações como possibilidades de transformarmos o mundo, indicando novos olhares e interlocuções educativas via TDIC. A reflexão abre possibilidades de revisão das manifestações ideológicas excludentes e condicionamentos do ciberespaço, viabilizando a análise das diversas concepções dominantes, (re)construindo conversações na interdependência sociocultural. A tecnologia, como meio de expressão humana, carrega consigo componentes das transformações socioculturais, sendo visionária de um tempo da velocidade das informações e dos processos de globalização. Uma transformação social emancipatória impulsionada pelo ciberespaço precisa passar pelo crivo da autocrítica como forma de reconfigurar concepções, resistindo à pedagogia dos resultados e soluções tecnificadas enraizadas no pensar e agir da esfera coletiva.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN 2448-0142


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400