A DIVERSIDADE SEXUAL SOB A PERSPECTIVA DA ALTERIDADE: DESAFIOS ÉTICOS NA EDUCAÇÃO

Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte, Donavan Farias Machado

Resumo


O presente ensaio visa promover um diálogo com a diversidade sexual na educação, colocando como desafio a construção de uma cultura aberta às múltiplas linguagens e às diferenças, como forma de reduzir preconceitos, discriminações e aprender com a multiplicidade na escola. Através da filosofia de Emmanuel Lévinas (1980), somos provocados a aprender com o outro, rumo à formação de uma inteligência coletiva que promova a vida e qualifique o saber social, indo além da simples repetição de identidades de gênero constituídas historicamente. Por mais que a diversidade seja um elemento constitutivo do humano, a formação cultural e socialmente construída ainda traz os ranços da rejeição e da exclusão em relação ao diferente, à autenticidade humana, ao estranho, pairando estigmas sociais que inferiorizam as singularidades. Adotamos uma atitude hermenêutica para estudar as obras de Lévinas e outros interlocutores, tendo em vista novos sentidos compreensivos que nos permitam olhar e responder aos desafios de uma alteridade educacional que o nosso tempo requer. A complexidade da tarefa implica reconhecer o outro por meio de ações que permitam sair do imobilismo preconceituoso, reconstruindo práticas pedagógicas que expressem a riqueza das identidades pelo diálogo cultural repensado com as possibilidades da diversidade.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN 2448-0142


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400