INTERFERÊNCIA DAS CRENÇAS RELIGIOSAS NO COMBATE DA HOMOFOBIA NA ESCOLA

Luciano Pereira dos Santos, Helena de Araujo Neves, Rita de Araujo Neves

Resumo


Na escola, assim como em outros espaços, a homofobia aparece nos discursos docentes, nas piadas de alunos, nas posturas de funcionários, etc. Este trabalho tem como objetivo investigar se as crenças religiosas de docentes interferem nas práticas pedagógicas e no combate à homofobia na escola. Os sujeitos do estudo são 208 docentes de nove escolas de ensino básico da rede pública da cidade de Pelotas/RS. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários e foram compilados, tabulados e a discussão dos resultados pautou-se na técnica de análise temática de conteúdo. Ao fim, conclui-se que práticas pedagógicas atravessadas por fundamentalismos religiosos produzem e reproduzem a homofobia. Portanto, percebeu-se que é de fundamental importância a inclusão do debate sobre diversidade sexual nas grades curriculares promovendo, assim, o entendimento e o respeito às diferentes identidades sexuais e de gênero na escola.

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