A SORORIDADE E A INTERCULTURALIDADE CRITICA: CONCEITOS-CHAVE NOS (DES)ENCONTROS DA EDUCAÇÃO SOLIDÁRIA NA ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA

Luciane Rocha Ferreira Pielke

Resumo


Este espaço abre oportunidade para a aproximação entre diferentes grupos, mulheres e homens, diálogos e experiências pedagógicas que enfrentam mundos que não nos representam. Momento de compartilhar e conhecer pessoas, metodologias, conceitos e práticas que empoderam a luta pela construção de um outro mundo. Neste contexto, este diálogo aborda a interconexão entre a dimensão da sororidade (LAGARDE, 2016) com o conceito de interculturalidade crítica (WALSH, 2010) como instrumentos de libertação. A reflexão nasce de um processo de doutorado em educação (2014-2018) que acompanhou dois processos educativos sobre a Economia Solidária no Rio Grande do Sul.  A abordagem teórico-metodológica é a fenomenologia em Merleau-Ponty (1971) em diálogo com a Educação Popular em Paulo Freire (2001); numa sistematização das experiências (JARA, 2012) em contexto de (des)colonialidade (STRECK & ADAMS, 2014). As leituras oferecem possibilidades dialógicas - epistemológicos, ontológicos e praxeológicos – densas para (re)construção paradigmática da ciência, da sociedade e do mundo.

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