LEITURA SOCIOAMBIENTAL COM MULHERES NA AMAZÔNIA MATO-GROSSENSE

Lenita Maria Körbes

Resumo


Este texto é um recorte da pesquisa de doutorado intitulada “Educação ambiental e o processo de alfabetização de mulheres adultas: Uma experiência eco formativa na Amazônia Mato-grossense” desenvolvida na Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS. O objetivo foi analisar e compreender como ocorre o processo eco formativo de mulheres, suas experiências e aprendizados de leitura que formam para a cidadania socioambiental. A investigação empírica foi realizada em uma sala de aula pública, informal de alfabetização de mulheres adultas no Centro Espírita Maria de Nazaré, localizado no município de Sinop, Mato Grosso. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa com aproximações entre a pesquisa-formação e a pesquisa participante. Um dos resultados consiste no envolvimento da pesquisadora e sujeitos em formação numa experiência educativa, cuja relação dialógica entre professora e alunas, “educadora e educandas”, possibilitou a compreensão da leitura de mundo e da produção coletiva socioambiental. Por fim, concluiu-se por meio de uma análise reflexiva que a educação socioambiental está relacionada ao processo de alfabetização e cidadania.

 

Palavras-chave: Educação socioambiental.  Alfabetização com mulheres adultas


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN 2448-0142


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400