IDENTIDADES DE GÊNERO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO

Luiz Moreira de Mello, Sandra Vidal Nogueira

Resumo


O presente Texto objetiva analisar a presença da clássica divisão social e econômica do mundo de homens e mulheres nos livros didáticos de Biologia para o Ensino Médio. Ao focalizar a descrição das identidades distintas, o estudo problematiza os conceitos de sexualidade e gênero, em seu uso pedagógico. Neste trabalho, fez-se a opção metodológica pela pesquisa qualitativa, com caráter descritivo e documental, (bibliográfico) e ênfase em procedimentos de análises de conteúdo. Para tanto foram selecionados livros didáticos usados no Ensino Médio, dentre as coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), 2012. Na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Componente curricular Biologia um dos critérios de seleção dos livros diz respeito ao reconhecimento das formas de discriminação de gênero, assim como da divulgação de conhecimentos biológicos para a formação de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos no contexto de seu pertencimento democrático étnicoracial – descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos – e de relações de gênero e sexualidade. Resta saber: como os conteúdos dos livros didáticos de Biologia para o Ensino Médio reafirmam discursos e identidades da matriz bipolar “masculino e feminino” nas relações de gênero?


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