GÊNERO, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS: AVANÇOS NA DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO POPULAR NO RS

Lourenço Silva Silva de Lourenço, Patricia Leichtweis

Resumo


O presente trabalho analisa dados de dois documentos de política no que se refere à interface das questões de gênero, educação e políticas públicas. Um deles é o PRÓ-RS V-Propostas Estratégicas para o desenvolvimento regional do RS (2015-2018), produzido pelo Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. Os Coredes foram criados a partir do início do ano de 1991, sendo instituídos e regulamentados em 1994. Em 1992, os então 18 Coredes criaram o Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul-Coredes. O outro documento é o Relatório Lilás, publicação sobre o Tema do Direito das mulheres, elaborado pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. A escolha da cor lilás está relacionada com a cor adotada pelas feministas e movimentos de mulheres, e representa a aspiração constante da igualdade entre homens e mulher, de uma sociedade, de fato justa e solidária. As estatísticas que contam nele foram construídas durante os primeiros cinco anos da Lei Maria da Penha, a partir de dados do Sistema de Consultas Integradas da Secretaria da Segurança pública do RS

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