O fenômeno religioso no ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio: uma análise preliminar das questões de 98 a 2008

Marcos André Scussel

Resumo


Este artigo busca refletir sobre o fenômeno religioso presente nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem. Partindo do Fenômeno Religioso como objeto de estudo do Ensino Religioso, e do Enem como sistema de avaliação da Educação Básica no Brasil, busca analisar o espaço que a dimensão religiosa ocupa neste exame. Por meio da análise quantitativa e qualitativa das questões do Enem de 1998 a 2008, o texto apresenta os elementos do fenômeno religioso que permeiam as situações-problema. Busca-se identificar as habilidades que as questões com elementos do fenômeno religioso contemplam. Apresenta-se algumas considerações sobre o ensino por competências que estrutura o exame, e sobre o espaço de atuação do Ensino Religioso na Educação Básica. Reflete-se sobre a dimensão dos conteúdos religiosos presentes nas outras áreas de ensino. O artigo, que apresenta parte da pesquisa da tese de doutoramento: Educar por competências: ressignificando o Ensino Religioso, indica possibilidades de atuação do Ensino Religioso na Educação Básica a partir do ensino por competências.

 


Palavras-chave


Ensino Religioso. Competências. ENEM.

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