Diversidade cultural e religiosa e os desafios para uma educação inclusiva

Celso Gabatz

Resumo


O presente artigo objetivou refletir sobre a diversidade religiosa e cultural no contexto brasileiro enquanto desafio para uma educação inclusiva. Para tanto, se buscou uma abordagem crítica de natureza teórica subsidiada qualitativamente por dados que tinham como finalidade a argumentação explicativa através do método hipotético-dedutivo. Os resultados apontam que a diversidade religiosa advinda da elaboração cultural, sempre esteve presente na história da humanidade, como uma forma de questionar o sentido da vida e da transcendência em relação às questões vitais que preocupam os seres humanos. Ressalta ainda que o reconhecimento da diversidade cultural e religiosa significa a garantia da liberdade de expressão. É na escola através do seu grupo de educadores/as e educandos/as que deve ser desencadeado o processo de respeito para com o diferente, com o propósito de fomentar o diálogo e a tolerância a todos os cidadãos e cidadãs, indistintamente.

Palavras-chave


Diversidade Religiosa; Educação; Tolerância; Alteridade; Respeito

Texto completo: PDF (Português)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2358-0372 (Online)

ISSN: 2238-8117 (CD-ROM - ENCERRADO!!!)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400