Diversidade cultural e religiosa e os desafios para uma educação inclusiva
Resumo
O presente artigo objetivou refletir sobre a diversidade religiosa e cultural no contexto brasileiro enquanto desafio para uma educação inclusiva. Para tanto, se buscou uma abordagem crítica de natureza teórica subsidiada qualitativamente por dados que tinham como finalidade a argumentação explicativa através do método hipotético-dedutivo. Os resultados apontam que a diversidade religiosa advinda da elaboração cultural, sempre esteve presente na história da humanidade, como uma forma de questionar o sentido da vida e da transcendência em relação às questões vitais que preocupam os seres humanos. Ressalta ainda que o reconhecimento da diversidade cultural e religiosa significa a garantia da liberdade de expressão. É na escola através do seu grupo de educadores/as e educandos/as que deve ser desencadeado o processo de respeito para com o diferente, com o propósito de fomentar o diálogo e a tolerância a todos os cidadãos e cidadãs, indistintamente.
Palavras-chave
Diversidade Religiosa; Educação; Tolerância; Alteridade; Respeito
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