Amor e Melancolia: Obras da fantasia
Resumo
Nosso cenário de análise se encontra na poesia do século XIII, com o amor cortês e a poesia estilo-novista e sua característica de conceber a fantasia (imagem, fantasma) como o objeto do amor. Através dos estudos de Giorgio Agamben, queremos defender que a poesia estilo-novista não provém de um da concepção elevada do amor de Platão como diversas teorias propõem, mas, sim, de uma superação da antiga tradição médica e filosófica que via no amor uma patologia semelhante à melancolia. Veremos, assim, que a concepção elevada do amor (Eros), que caracteriza estes poetas, faz parte de uma herança cultural recebida pela noção aristotélica do fantasma que se funde com a noção estoica e neoplatônica do pneuma através da pneuma-fantasmologia medieval.
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2358-0372 (Online)
ISSN: 2238-8117 (CD-ROM - ENCERRADO!!!)
Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400