Analisando o processo da desconstrução das verdades dos discursos, feito pela análise do discurso x relações de poder

Ivanor Henrique Dannebrock

Resumo


A temática deste excerto da tese aborda as relações de poder na gestão escolar, enfocando os profissionais que atuam na Equipe Diretiva e os professores, através da análise de seus discursos, de suas verdades constituídas ao longo do processo de formação cultural ao qual cada um foi submetido. Inicia-se a tese pela constituição cultural de cada ser humano enquanto ser unívoco, com base nas tecnologias de si, expressão utilizada pelo filósofo Michel Foucault. É analisada a proposta pedagógica de uma instituição de ensino da região metropolitana da Grande Porto Alegre, no estado do RS, afiliada à mesma rede de ensino. O referencial teórico gravita em torno do pensamento foucaultiano, mostrando a influência nietzschiana nas análises e escritos do filósofo em questão. Sendo que a metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, através de um estudo de caso de cunho etnográfico. Com o objetivo de se conseguir transpor a linearidade no método de pesquisa, utilizou-se a bricolagem como ferramenta disponível para realizar a tarefa, na tentativa de alcançar ao menos alguns pontos da subjetividade humana, dentre os envolvidos no processo de pesquisa, tanto através do questionário, como da conversação e da observação.


Palavras-chave


análise do discurso, relações de poder, relações de poder-saber, verdade, gestão.

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