APONTAMENTOS SOBRE O ENSINO RELIGIOSO EM UMA PERSPECTIVA REGIONAL

RAIMUNDO MÁRCIO MOTA CASTRO

Resumo


O Ensino Religioso no Brasil é preconizado legalmente como parte integral da formação do cidadão, devendo ser obrigatório na escola pública. No entanto, não se pode construir uma única história desse ensino uma vez que em cada estado da federação ou município o mesmo foi moldado a partir de paradigmas regionais, muitas vezes condizente com a representação social de religião da maioria local. Neste sentido este artigo busca refletir sobre a necessidade de se redesenhar o Ensino Religioso em território brasileiro. Partindo dos conceitos de regionalização e de história local, busca-se mapear a situação desse componente curricular no Estado de Goiás, utilizando-se da pesquisa qualitativa exploratória e bibliográfica. Percebe-se que as condições religiosas locais foram determinantes na constituição do modelo de Ensino Religioso, fato que dificulta a promoção de um modelo nacional capaz de atender as necessidades da escola como um todo e que atenda o princípio da diversidade religiosa e do não proselitismo na escola pública

Palavras-chave


Ensino Religioso. Regionalização. História Local

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