A ABORDAGEM DA ELEMENTARISIERUNG PARA O ENSINO RELIGIOSO

Monica Pinz Pinz Alves

Resumo


O presente artigo apresenta uma abordagem que mostra-se especialmente influente para a pedagogia do ensino religioso: o modelo da elementarização de Karl Ernst Nipkow da Alemanha. A ideia central desta abordagem reside na estreita ligação entre o ensino e a aprendizagem e tem como objetivo fazer com que os assuntos da aula sejam focados nas perspectivas dos alunos. O texto apresenta os caminhos como esta aprendizagem consiste no desenvolvimento didático, ou seja, uma busca para meios e métodos didáticos, que trabalham os aspectos individuais do currículo de modo construtivo e que são apresentados, idealmente, em forma de diálogo aos alunos. A abordagem é especificamente para a matéria de ensinoreligioso com objetivo de auxiliar os alunos a encontrar orientação para suas próprias vidas. O artigo conclui apresentando os propósitos da abordagem apresentando a Elementarisierung como proposta para as aulas de Ensino Religioso aqui no Brasil.

Palavras-chave


Ensino Religioso. Karl Ernst Nipkow. Educação.

Texto completo: PDF (Português)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2358-0372 (Online)

ISSN: 2238-8117 (CD-ROM - ENCERRADO!!!)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400