Aportes da Hermenêutica Diatópica de Raimon Panikkar para uma linguagem do Ensino Religioso.

Arthur Felipe Moreira de Melo

Resumo


Este artigo insere-se dentro da revisão bibliográfica da pesquisa de doutorado ora em andamento pela Faculdades EST, na área de concentração ‘Religião e Educação’. Tem por objeto a linguagem do Ensino Religioso na escola pública. Parte de um histórico geral da linguagem do Ensino Religioso brasileiro, fazendo um paralelo com os ‘três momentos‘ da hermenêutica no entendimento de Raimon Panikkar. O texto culmina com alguns aportes à linguagem do Ensino Religioso sugeridas no ‘terceiro momento’, a Hermenêutica Diatópica. O principal objetivo deste artigo é propor uma tipologia da linguagem que ofereça ao professor de Ensino Religioso a possibilidade de: 1º) um ‘olhar reflexivo’ quanto aos materiais didáticos e paradidáticos que estão disponíveis atualmente para este componente curricular; 2º) um aporte à reflexão docente sobre o uso da linguagem na aula de Ensino Religioso.


Palavras-chave


Ensino Religioso, Linguagem, Hermenêutica Diatópica.

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