Da submissão ao confronto: uma análise geral do comportamento da educação no sistema capitalista globalizado e a proposta de uma educação libertada e libertadora

José Heber de Souza Aguiar

Resumo


Este artigo aborda a educação no sistema capitalista, a partir de aspectos gerais, desde a origem de tal sistema até os dias atuais. Por meio de uma exploração bibliográfica verificar-se-á que a educação sempre esteve, predominantemente, a serviço do capitalismo, pois mesmo disponibilizada para todos formava a partir de conteúdos ditados pelas elites e seus interesses. Os conteúdos da educação sempre foram imbuídos de um pensamento individualista, competidor e desintegrador de perspectivas solidárias, que, a serviço da manutenção do sistema, não causaram transformações estruturalmente dignas aos seres humanos. A partir das perspectivas da educação capitalista e, sem se pautar em idealismos, se verificará esforços pela mudança de pensamento, pela libertação da educação, pela formação de sujeitos autônomos capazes de cooperar em sociedade, de “dizer a palavra” e se preocuparem com o/ outro/a. O texto apresenta resultados concretos com alternativas - de organização e de subsistência - ao modelo capitalista. A educação libertadora propicia a cooperação e a solidariedade.


Palavras-chave


Capitalismo; Educação; Libertação; Solidariedade

Texto completo: PDF (Português)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2358-0372 (Online)

ISSN: 2238-8117 (CD-ROM - ENCERRADO!!!)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400