UM ÍNDIO NA IMENSIDÃO “FARAÔNICA”: O OLHAR EDUCACIONAL DO QUADRINHO TIKI SOBRE A RODOVIA TRANSAMAZÔNICA

Lucas Lins Muniz Pimenta, Savio Queiroz Lima

Resumo


O artigo tece reflexões sobre o uso das histórias em quadrinhos em sala de aula. Aborda as mudanças metodológicas ocorridas dentro dos campos científicos e a aceitação das histórias em quadrinhos enquanto instrumentos pedagógicos. Apresenta um histórico sobre o uso dos quadrinhos como mecanismo de aprendizado e as relações que as obras em quadrinhos têm com construção de imaginário e discurso. Analisa a Lei de Diretrizes e Bases e o Plano Curricular Nacional como institucionalização do uso das histórias em quadrinhos como instrumentos pedagógicos, bem como a listagem de obras em quadrinhos pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola do Fundo Nacional de Educação como sugestões de suporte de ensino. Aborda a história em quadrinhos Tiki: O Menino Guerreiro como exemplo do uso de quadrinhos como auxiliador intertextual dentro da sala de aula. Examina as relações entre a obra supracitada e o período histórico da Ditadura Militar no Brasil e a construção da Rodovia Transamazônica como possíveis elementos abordados na aplicação da obra no ensino de História e as relações sociais e humanistas que envolvem os povos indígenas das regiões cortadas pelas estradas e representadas na narrativa.


Palavras-chave


Histórias em Quadrinhos, Instrumento Pedagógico, Ditadura Militar.

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