DA UTOPIA À REALIDADE DO SENSÍVEL: CONSIDERAÇÕES E NOTAS PRÁTICAS PARA O ENSINO RELIGIOSO EM SERGIPE

Evandro Carvalho de Jesus, José Domingos Angelo Santos

Resumo


Esse artigo discorre sobre questões relacionadas ao ensino religioso a partir da dicotomia entre o regulamentado pela Constituição e a realidade objetiva, mais especificamente, no estado de Sergipe. De aporte bibliográfico, o trabalho objetiva refletir acerca da questão da (in) tolerância religiosa, de como ela se constitui, se manifesta e nos afeta. As reflexões compreendem discussões de temas relativos ao chamado “estado laico”, buscando discutir as implicaturas históricas e qual o respaldo constitucional que essa afirmação tem, na interface entre o que é proposto – utopia – e a realidade objetiva. O referencial de base é O que o Brasil quer ser quando crescer, de Gustavo Ioschipe (2012), bem como de autores de relevância, quanto à temática. A conclusão é de que existem disparidades quanto ao ensino religioso, as quais exigem maior empenho e novos desafios, em especial, para as Ciências da Religião. Esse trabalho tem o apoio da CAPES.

Palavras-chave


Educação. Políticas Públicas. Ciências da Religião.

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