A Contribuição das Cinco Disciplinas de Peter Senge para a Gestão Escolar Democrática

Tiago Becker

Resumo


Este artigo aborda a temática das organizações que aprendem no contexto da gestão escolar através das Cinco Disciplinas desenvolvidas por Peter Senge em seus livros “A Quinta Disciplina” e “Escolas que aprendem”. O texto se concentra na descrição e análise das duas obras. A partir dessa abordagem, elabora algumas contribuições que a teoria das Cinco Disciplinas desenvolvida por Peter Senge proporciona para a gestão escolar. O artigo conclui que as Cinco Disciplinas podem ser tomadas como base para uma gestão mais democrática e participativa que transforma as escolas em organizações que aprendem. Palavras-chaves: Organizações que Aprendem. Cinco Disciplinas. Gestão Escolar. Autoria: Tiago Becker – Estudante do Mestrado em Teologia da Faculdade EST.


Palavras-chave


Organizações que Aprendem. Cinco Disciplinas. Gestão Escolar.

Texto completo: PDF (Português)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2358-0372 (Online)

ISSN: 2238-8117 (CD-ROM - ENCERRADO!!!)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400