Geografia e educação: contribuições da geografia para gestão educacional
Resumo
A educação pode ser considerada um dos principais pilares para a construção de uma sociedade mais justa. No entanto, os inúmeros problemas que as escolas públicas enfrentam atualmente têm reduzido progressivamente a possibilidade de ascensão individual e coletiva dos educandos que necessitam desses serviços. O presente trabalho tem como principal objetivo demonstrar a contribuição da geografia para a gestão educacional através de um estudo etnográfico realizado com estudantes do 3° ano do Ensino Médio de 2009 no Colégio Estadual Ruy José de Almeida (CERJA), onde trata da contribuição da Geografia para a Educação e apresenta dados referentes à percepção dos estudantes em relação ao espaço físico, relacional e pedagógicos da escola. A pesquisa realizada, por ter caráter subjetivo, está entrelaçada com aspectos históricos, políticos, sociais, econômicos, culturais e com o intervalo de tempo em que foi realizada. Portanto, os métodos utilizados foram o fenomenológico, que consiste em descrever a experiência tal como ela é, e o método dialético, que é dinâmico porque considera os fatos dentro de um contexto maior.
Palavras-chave
Geografia; Educação; Gestão educacional.
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