INTERDISCURSIVIDADE EM THE LOST CANVAS GAIDEN: INOVAÇÕES OU CONTINUIDADES?

Amaro Xavier Braga Jr., Mariana Petróvana Ferreira da Silva

Resumo


O artigo apresenta uma análise, a partir da noção Bakhtiniana de interdiscursividade, do mangá The Lost Canvas Gaiden, avaliando seu processo criativo quanto às continuidades e inovações no roteiro temático e na produção de desenhos, requadros, arte finalização entre outros elementos estéticos em relação à versão clássica. Problematiza o processo de utilização de spin-offs nas histórias em quadrinhos e suas relações com a percepção destas publicações enquanto reproduções mercantis ou trabalhos criativos originais. Conclui que a aplicação da noção de interdiscursividade pode ser utilizada para diferenciar as produções que apresentam elementos de continuidade e permite distinguir entre produções meramente mercantis interessadas em induzir o consumo das produções criativas que chegam ao mercado trazendo novas propostas estéticas para a produção de quadrinhos.


Palavras-chave


mangá, cavaleiros do zodíaco, spin-offs.

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