Educação e Religião: A práxis de Padre Rolim no nordeste brasileiro

Eunice Simoes Lins Gomes

Resumo


Compreendemos a educação, religião e o social em sua tradição, invenção e transformação que incentiva e estabelece comportamentos. Nosso pensamento sobre as relações entre educação, religião e dinâmicas sociais, parte tanto do projeto da razão consciente, quanto das intimações cósmicas e orgânicas, representantes das pulsões, que agem como forças na constituição do social. O objetivo de nossa pesquisa busca analisar quais as implicações das ações educativa, religiosa e social que Padre Inácio de Sousa Rolim desenvolveu no nordeste brasileiro.  A metodologia aplicada consiste na pesquisa descritiva e documental e para coleta e análise dos dados utilizamos as fontes primaria e secundaria. Como resultado do estudo foi possível registrar que Padre Inácio de Sousa Rolim estava movido por um desejo de mudança social ao contestar a situação do analfabetismo que assolava a região, para ele “a educação é o que salva o homem”. A partir desta compreensão, é possível perceber que ele possuía uma esperança de dias melhores para o povo cajazeirense.


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